spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Fiocruz aponta dados sobre gripe e alerta população

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Fiocruz divulgou, na noite de quinta-feira (20/06), o boletim InfoGripe, que aponta dados sobre as doenças virais em todo o país. De acordo com o documento há um novo aumento nas internações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente por influenza A (gripe) e vírus sincicial respiratório (VSR).

A retomada do aumento das internações associadas ao vírus influenza A pode estar associado ao período do ano, em que as questões climáticas e ambientais favorecem a transmissão de vírus respiratórios.

De acordo com a Universidade Federal Fluminense (UFF), uma pesquisa publicada no The Journal of Allergy and Clinical Immunology, aponta que as reduções de temperatura afetam as células do nariz. O estudo aponta que uma queda na temperatura de apenas 5ºC já mata quase 50% dos bilhões de células e vírus úteis no combate a bactérias nas narinas.

O médico André Ricardo Araújo, professor da Faculdade de Medicina da UFF, apontou que duas situações contribuem para a circulação de vírus respiratórios: a biologia dos vírus, que tendem a se espalhar no outono e início do inverno, e a tendência das pessoas a permanecerem em ambientes fechados durante períodos de frio intenso. “Para prevenir essa circulação, recomenda-se manter os ambientes arejados, mesmo em épocas mais frias, e adotar o hábito de higienizar as mãos sempre que houver contato com ambientes desconhecidos ou secreções respiratórias”, pontuou.

Arquivo

A pesquisadora da instituição, Tatiana Portella, reforça a importância da vacinação e do uso de boas máscaras (PFF2, N95, KN95) caso haja sintomas e em visitas a unidades de saúde. “Principalmente dentro dos grupos prioritários, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades, a vacinação é fundamental. São recomendações simples, mas que são muito importantes para controlar a disseminação desses vírus e proteger a saúde de toda a população”, comentou.

Foto: Ricardo Wolffernbuttel

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas existe prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios 27,6% dos testes para doenças respiratórias foram positivos para influenza A, 56,8% para vírus sincicial respiratório (56,8%) e 5,1% para Covid-19.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img