A Fiocruz divulgou, nesta sexta-feira (30), o novo Boletim InfoGripe Fiocruz que aponta que, em nível nacional, o país fechou com os menores registros semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A métrica faz a comparação desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Apesar da manutenção de queda nos casos associados a Covid-19 ser estável, o vírus influenza A apresentou aumento especialmente em São Paulo e no Distrito Federal.
“Essa tendência serve de alerta devido à importância de ambos no fluxo interestadual de passageiros, especialmente para os grandes centros urbanos através da malha aérea nacional”, ressaltou o pesquisador Marcelo Gomes.
Entre os casos de influenza subtipados, observa-se predomínio do influenza A H3N2, assim como no surto epidêmico de novembro e dezembro de 2021. Por isso, o coordenador do InfoGripe reforça a importância da vacinação, que teve uma adesão abaixo do esperado e ainda está aquém de uma cobertura ideal.
“Assim como a da Covid-19, a vacina da gripe tem como foco evitar internações ou agravamentos associados ao vírus. Por isso, é fundamental que não deixem a vacinação para depois”, completou.