A cidade de Niterói vem enfrentando um grande problema com a poluição visual. Em toda a cidade, é possível ver fios arrebentados, soltos e outros totalmente destruídos.
Atualmente, cidades em todo o Rio vem sofrendo com os roubos de fiação devido ao alto valor do cobre, que é comprado pelos ferros-velhos no estado. Placas de sinalização, tampas de bueiros e até portões são alvo de criminosos.
A Polícia Civil vem realizando diversas operações contra quem compra materiais de roubo. Geralmente, o roubo é realizado por criminosos usuários de drogas.
Devido à alta de crimes, a cidade vem sofrendo com essa poluição, que aparentemente não se torna mais problema para as companhias elétricas. Porém, após ser demandada pelo ErreJota Notícias, a Enel informou que o problema não era de sua responsabilidade, visto que, são vídeos de companhias de telefonia e internet.
Já a Prefeitura de Niterói, também demandada, disse que enviou uma equipe na Rua Padre Anchieta e na São Sebastião, no Centro, para apurar os problemas apresentados. A cidade de Niterói tem o mesmo plano da cidade vizinha; a capital do Rio de Janeiro.
Por lá, fios em sua grande maioria são subterrâneos, o que dificulta o trabalho dos criminosos, mas acaba não inibindo. A poluição visual se torna cada vez mais crescente em todo o estado, e o roubo na grande maioria das vezes é o grande responsável por isso.
Segundo as regras aprovadas pela comissão, o furto de fios e cabos será considerado qualificado, com pena de reclusão de 3 a 8 anos. Já a pena de roubo, de 4 a 10 anos de reclusão, será aumentada de 1/3 até a metade.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes