spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Fiscalização identifica furtos de energia em oito imóveis de Niterói

Mais lidas

A Enel Distribuição Rio identificou ligações clandestinas de energia em seis estabelecimentos comerciais, uma residência e uma república estudantil durante operações realizadas nesta semana em Niterói.

As inspeções, acompanhadas por policiais civis e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), flagraram irregularidades em restaurantes, padaria, confeitaria, bar e depósito de bebidas. Em todos os casos, as instalações estavam conectadas de forma ilegal à rede da distribuidora. Os responsáveis foram identificados e responderão por furto de energia elétrica.

As ações contaram com apoio das delegacias 76ª DP e 78ª DP, onde os registros foram feitos. Após a fiscalização, os “gatos” foram desfeitos e os locais tiveram o fornecimento suspenso.

Crime e riscos à população

O furto de energia é crime com pena de 1 a 4 anos de reclusão. Com a nova legislação, casos que envolvem cabos de energia, telefonia ou transporte ferroviário e metroviário podem chegar a até 8 anos de prisão.

Além do processo criminal, quem pratica a fraude deve arcar com os valores correspondentes ao consumo não registrado. A prática também afeta a qualidade do fornecimento, podendo causar curtos-circuitos, sobrecargas e apagões, além de colocar em risco a vida de quem manipula a rede de forma clandestina.

Segundo estimativa da Enel, se não houvesse furtos de energia, a tarifa de todos os consumidores da Enel Rio poderia ser reduzida em até 5%.

Divulgação Enel
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img