A Festa Literária Internacional de Niterói (Flin) segue até domingo (19), no Reserva Cultural, em São Domingos, com entrada gratuita. O evento reúne mais de 60 atrações entre debates, espetáculos, shows e atividades infantis, das 9h às 22h (sábado) e das 9h às 21h30 (domingo). O homenageado desta edição é o antropólogo, educador e escritor Darcy Ribeiro, um dos grandes pensadores brasileiros do século 20.
Com o tema voltado à diversidade cultural, a Flin 2025 promove o encontro de nomes consagrados da literatura nacional e internacional. Entre os brasileiros estão Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Ana Maria Gonçalves, Nei Lopes e Thalita Rebouças; entre os estrangeiros, o moçambicano Mia Couto.
A programação ocupa cinco espaços principais — Sala Nelson Pereira dos Santos, Palco Darcy Ribeiro, Espaço Nikitinhos, Arena Flin e Palco Povo Brasileiro —, todos montados especialmente para o evento, realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN).
Além de mesas literárias e rodas de conversa, a Flin também une literatura e audiovisual, com nomes como Raphael Montes e Miguel Falabella, além de uma homenagem ao escritor Luis Fernando Veríssimo, falecido este ano.
O público infantil e juvenil tem espaço garantido com atrações de grupos como Os Tapetes Contadores de Histórias, Lekolé e Violúdico, e com a presença de Thalita Rebouças, autora da série Fala Sério! e do sucesso Tudo por um Popstar.
A curadoria coletiva da Flin é assinada por Vilma Piedade, Carla Portilho, Jordão Pablo de Pão e Elisa Ventura. A pesquisadora Vilma Piedade, que coordena a parte racial, destaca a relevância da feira como espaço de troca de saberes e valorização da cultura afro-brasileira:
“A Flin é um grande aquilombamento literário, um encontro de vozes que reafirmam nossa história e identidade”, afirma.
Autores como Nei Lopes, Conceição Evaristo, Helena Theodoro e Rodrigo França — autor de O Pequeno Príncipe Preto — representam a força da literatura negra e infantojuvenil. A programação também inclui mesas sobre inovação, leitura digital e inteligência artificial, sem deixar de lado a oralidade e as formas tradicionais de leitura.
O acesso à Sala Nelson Pereira dos Santos é feito mediante retirada de senha, duas horas antes de cada atração. Na Arena Flin, a entrada é por ordem de chegada. A programação completa está disponível no site oficial da feira.