Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria pelo Sudeste provocaram pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em Maricá entre a noite de segunda-feira (19) e a madrugada desta terça-feira (20).
De acordo com dados da rede CEMADEN, o maior volume de chuva registrado em um intervalo de uma hora foi de 21,31 mm, às 22h de segunda-feira (19), na estação Itaipuaçu 2.
Com o deslocamento da frente fria, o tempo permaneceu instável ao longo da madrugada, com previsão de pancadas de chuva isoladas nas primeiras horas desta terça-feira (20).
Diante do cenário, a Defesa Civil informou que o município entrou em estágio meteorológico de Observação às 22h do dia 19 de janeiro de 2026. O estágio de Observação é o segundo nível em uma escala de cinco, utilizado para monitoramento de condições climáticas que podem evoluir.
Pontos de Apoio em Maricá
Em situações de risco causadas por eventos climáticos, como chuvas intensas ou ameaças geológicas, Maricá conta com Pontos de Apoio distribuídos em diferentes bairros. Confira alguns locais disponíveis:
Bairro da Amizade: E.M. Marcus Vinícius (Avenida Três, lotes 4 e 5, quadra 91)
Itaipuaçu (Maringuella/MCMV): CEPT Leonel Moura Brizola – abrigo temporário (Avenida Dois)
Itaipuaçu (Recanto): E.M. Mata Atlântica (Rua Diva Ladike Moller)
Bananal / Vale da Figueira: E.M. Amanda Peña (Rua Emílio Ferreira da Silva)
Inoã: E.M. Aniceto Elias – abrigo temporário (Rua Leonardo José Antunes)
Condado: sede da associação local
A recomendação é que moradores acompanhem os comunicados oficiais e redobrem a atenção em áreas mais vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.

















