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Funcionários dos Correios em Maricá denunciam negligência em casos de Covid-19

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A forma com que a Superintendência Estadual da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) vem tratando dois casos de Covid-19 no Centro de Distribuição em Maricá está deixando os funcionários do local preocupados. De acordo com o denunciante, que pediu para não ser identificado, o protocolo que deveria ser adotado em casos de funcionários acometidos pelo Coronavírus não está sendo cumprido.

Segundo o denunciante, há dois casos no centro de distribuição: em um deles, a empresa isolou o funcionário, mas se recusou em fazer o mesmo com os demais trabalhadores do setor, algo que estaria no protocolo de combate ao Covid-19 da estatal. Já no segundo caso, de um carteiro, os Correios não aceitaram o teste feito e exigiu que um segundo exame fosse realizado. Enquanto isso, não afastou o funcionário.

“Não está sendo cumprido o próprio protocolo da empresa. Eles só querem afastar os funcionários que exercem a mesma função. A Superintendência está burlando todos os códigos de proteção individual e coletiva”, contou o funcionário que entrou em contato com a nossa reportagem. O servidor dos Correios também fez denúncia à Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Maricá.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ), Marcos Sant’aguida, lembrou que o afastamento dos trabalhadores que tiveram contato com quem estava contaminado pelo coronavírus é uma decisão judicial proferida pela Justiça do Trabalho.

“Se na sua unidade algum companheiro ficou doente, você deve imediatamente apresentar o formulário de afastamento para trabalho remoto por no mínimo 15 dias. Isso é um direito garantido pelo Sindicato na Justiça. Ninguém deve abrir mão deste direito sob pena de mais companheiros ficarem doentes”, destaca o presidente do Sindicato.

Em nota, a Empresa de Correios e Telégrafos informou que “acompanha a situação de saúde do efetivo, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais”.

Disse, ainda, que “em razão dos protocolos preventivos adotados pela empresa em prol da segurança de todos, podem ocorrer algumas alterações pontuais no serviço. Porém, as rotinas de entrega e de atendimento continuam sendo prestadas regularmente”.

Na nota, a empresa estatal afirma que “vêm adotando medidas como a execução de horas extras, contratação de mão de obra terceirizada e plantões aos sábados para minimizar os impactos aos clientes”.

“A empresa segue trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa”. Usuários dos serviços dos Correios podem fazer contato com a empresa através telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.

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