spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Garotinho cresce e empata com Romário em 2º lugar, aponta IBOPE

spot_imgspot_img

Mais lidas

Fotos: Reprodução / Facebook Romário Faria e Anthony Garotinho

O Ibope divulgou, no início da noite desta terça-feira (25/09), nova pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Nela, pode-se perceber a queda de Romário (PODE) e o crescimento de Anthony Garotinho (PRP), e o empate de ambos na segunda colocação, com 16% das intenções de votos. A liderança ficou com o candidato do DEM Eduardo Paes, que igualou os mesmos 24% da pesquisa anterior, divulgada há uma semana.

Em seguida, todos aparecem empatados tecnicamente (ou seja, pela margem de erro): Índio da Costa (PSD), com 6%; Tarcísio Motta (PSOL) e Wilson Witsel (PSC), com 4%; Marcia Tiburi (PT), com 3%; Pedro Fernandes (PDT) e Marcelo Trindade (NOVO), com 2%; André Monteiro (PRTB) e Dayse Oliveira (PSTU), com 1%; e Luiz Eugênio (PCO), com 0%. Nessa pesquisa, declararam votos brancos ou nulos 17% do eleitorado, enquanto 5% não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder as perguntas.

O Ibope também fez projeções para o segundo turno envolvendo os três candidatos mais bem colocados na pesquisa. Se a disputa fosse entre Eduardo Paes (DEM) e Romário Faria (PODE), o candidato do Democratas levaria a disputa com 38%, contra 33% do candidato do Podemos. Brancos ou nulos representariam 26% e 3% não sabem em quem votariam. Já entre Paes e Anthony Garotinho (PRP), o ex-prefeito do Rio ganharia com o dobro dos votos do ex-governador, com 44% (Paes) x 22% (Garotinho). Brancos e nulos seriam 30%; não sabem são 3%. Já entre Romário e Garotinho, o ex-jogador levaria com 39%, contra 26% de Garotinho (branco/nulo: 32%; não sabe: 3%).

A rejeição dos candidatos também foi medida pelo instituto. Nessa modalidade, o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Os entrevistados puderam escolher mais de um nome, logo, a somatória ultrapassa os 100%. Veja os índices:

Anthony Garotinho (PRP): 50% / Eduardo Paes (DEM): 27% / Romário Faria (PODE): 25% / Indio da Costa (PSD): 17% / Marcia Tiburi (PT): 14% / Tarcísio Motta (PSOL): 11% / Pedro Fernandes (PDT): 10% / Marcelo Trindade (NOVO): 9% / André Monteiro (PRTB): 8% / Dayse Oliveira (PSTU): 8% / Luiz Eugenio (PCO): 8% / Wilson Witzel (PSC): 7% / Poderia votar em todos: 2% / Não sabe ou não respondeu: 12%

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa foi realizada entre 22/09 e 24/09 e foram ouvidos 1.512 eleitores em 41 municípios do estado, todos com idade eleitoral. A pesquisa foi registrada no TRE com o número RJ‐08813/2018 e no TSE com o número BR‐06646/2018. Os contratantes da pesquisa foram a TV Globo e Editora Globo, que edita o jornal “O Globo”. O nível de confiança é de 95%.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img