Pelo menos oito pessoas já procuraram a delegacia para denunciar golpistas que “invadiram” seus aplicativos de mensagens e enviam pedidos de depósitos a contatos de suas agendas. Os casos foram registrados em Niterói, na 77ªDP (Icaraí).
De acordo com a Polícia, os criminosos enviam mensagens para as vítimas solicitando que digitem uma senha, a mesma que é enviada por uma mensagem de texto. Em alguns casos a vítima digita a senha e a consequência disto é que ela é desconectada do aplicativo. A partir deste momento o criminoso começa a enviar mensagens para os contatos solicitando depósitos. A pessoa só percebe que caiu no golpe após tentar acessar novamente o aplicativo, pois recebe uma mensagem que dois aparelhos não podem funcionar ao mesmo tempo.
Ainda segundo a polícia, as contas bancárias dos golpistas são de outros estados. A forma como os criminosos conseguem os telefones são, normalmente, em fóruns de compra e venda pela internet.
Uma das formas de se proteger é, segundo os investigadores, evitar de passar qualquer tipo de dado ou senha fornecido por mensagens. Outra alternativa é adotar a verificação em duas etapas no aplicativo. Como regra, é importante ressaltar que, as grandes empresas de compra e venda na internet não mantêm contato com os clientes através de aplicativos de mensagens.