Filiado ao PSC, de onde quer sair por conta da mancha de Wilson Witzel, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro foi convidado para se filiar ao Progressistas (PP). O chamado ao ingresso na legenda foi feito pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional da legenda, e pelo deputado federal Arthur Lira, novo presidente da Câmara.
Atualmente o PP faz parte da base do presidente Jair Bolsonaro e vê em Castro um bom nome para dar palanque na eleição presidencial de 2022. Já o governador, interino apenas por força legal (já que o afastamento definitivo de Witzel é dado como certo), busca uma legenda que lhe dê suporte para disputar a reeleição.
“É um grande partido. Estarei com o senador Ciro nesta minha vinda a Brasília. A gente trata todos os convites com respeito e carinho. Tenho vários convites. Não tenho pressa de tomar essa decisão”, disse Castro ao jornal “O Globo”.
Vale lembrar que legendas como o PL (presidido por Altineu Cortes no RJ), DEM e SD já sondaram Cláudio Castro visando a disputa ao Palácio Guanabara em 2022. Outro partido que é visto como provável destino de Castro é o PSD, de quem recebeu o convite de Hugo Leal (de quem o atual governador já foi assessor).