Durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (28), o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) criticou a lei que determinou o fim das vistorias veiculares então realizadas pelo Detran/RJ. Para Witzel, a votação que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi “apressada” e que a sanção, pelo então governador em exercício Francisco Dornelles (PP) “foi algo extremamente equivocado”.
“Foi aprovada uma lei do deputado Luiz Paulo que levou a essa descoordenação. Foi aprovado e sancionado pelo governo que saiu, o que foi algo extremamente equivocado, porque eu não fui nem consultado se deveria ter sido sancionado ou não. Se fosse, eu ia vetar”, disse o governador.
A Lei 8269/2018, que determina o fim da vistoria veicular pelo Detran, é de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB), Gilberto Palmares (PT) e Zaqueu Teixeira (PSD). A cobrança de R$ 202,55 foi mantida pelo governo do RJ, mesmo após o fim das vistorias.
Vale lembrar que o fim das vistorias do Detran no Estado foi uma das principais promessas de campanha de Wilson Witzel durante a corrida eleitoral ao Palácio Guanabara.