Em época de mudanças climáticas, saneamento básico foi o tema em discussão do primeiro dia do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado nesta quinta-feira, 02, na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. É a sétima edição do Cosud, que reúne governos dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento continua amanhã e vai até sábado, 04.
Hoje houve a abertura, com a presença dos governadores Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR) e Renato Casagrande (ES), além de secretários dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também presentes, o prefeito do Rio, Eduardo Paes; André Ceciliano, secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionias, ligada à Presidência da República; o procurador geral do Estado, Luciano Mattos; o vice-governador Thiago Pampolha; o presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), André Português; o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal. e deputados federais e estaduais.
Antes dos discursos, foi executado o Hino Nacional e o comentarista de Carnaval Milton Cunha chamou ao palco a cantora Alcione, que cantou clássicos do samba, como “As Rosas não falam”, de Cartola e “Não deixe o samba morrer”, de Aloísio Silva e Edson Conceição.
Em seu discurso, Cláudio Castro agradeceu a presença dos governadores e representantes e disse que o consórcio é dos estados e não de uma pessoa somente. “É uma honra para o Rio de Janeiro receber os estados do Sul e Sudeste. A retomada da reunião presencial do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, após três anos, é um sinal claro de como nós, governadores, estamos diretamente empenhados em construir uma agenda positiva para nossas regiões e para o país. Nesse consórcio, todos são líderes. Aqui estão ainda deputados federais e estaduais de nossa bancada e de outras, de diferentes partidos e matizes ideológicas”, disse.
Durante três dias, autoridades e especialistas irão discutir temas que atendam demandas econômicas, sociais e ambientais, consolidando a agenda de cooperação entre os governos. “Nesse encontro nós temos três grandes temas: saneamento, pacto federativo e a questão da reforma tributária. Mas o Cosud é muito maior que isso. Teremos 25 grupos de trabalho onde discutiremos saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, governança e tantos outros. Ao longo dos três dias, teremos a oportunidade de reforçar a integração entre nossos estados para avançar em discussões que já estão na pauta nacional, como o saneamento, a reforma tributária e o Pacto Federativo”, afirmou Castro.
Thiago Pampolha, que também é secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, também discursou e anunciou as ações concretas para os sete estados. “Vamos reforçar a importância da adoção de iniciativas conjuntas, como compras regionais compartilhadas e cooperação entre as forças de segurança dos estados. Além disso, unificar ações integradas para atração de investimentos estrangeiros, projetos de concessões e desestatização, incluindo missões internacionais conjuntas”, citou.
Após a abertura, houve conferência com o tema “Saneamento – Os caminhos para o acesso universal”, com o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o diretor-presidente da Agea Saneamento, Radamés Casseb; o diretor presidente da BR Partners, Ricardo Lacerda e Joisa Dutra, doutora em Economia pela FGV. O mediador foi o jornalista Rodolfo Schneider, da Bandnews.
A parte da tarde foi dedicada aos Grupos de Trabalho, nos quais secretários estaduais e técnicos vão discutir 25 temas, como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e desenvolvimento econômico.
Nesta sexta-feira, das 9h30 às 11h30, haverá conferência com o tema “Reforma Tributária: construindo a reforma necessária”, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o chairman e sênior partner da BTG Pactual, André Esteves. A mediadora será a jornalista Thaís Herédia. Às 14h30, reunião dos governadores com o presidente da FGV no Palácio Guanabara; às 17h30, visita dos governadores ao Instituto Estadual do Cérebro.
No sábado, 04, às 9h, haverá a conferência sobre Pacto Federativo, com o tema “À luz da Constituição de 1988” e ao meio dia, apresentação da Carta do Rio de Janeiro pelos governadores do Sul e do Sudeste.