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Governo do Estado aprova modelagem de concessão da Ferrovia Vitória-Rio – EF 118

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O Governo do Estado aprovou, na sexta-feira (31), a modelagem de concessão da EF-118, a ferrovia Vitória-Rio, que formará o Anel Ferroviário do Sudeste. A proposta foi discutida, junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e entidades empresariais fluminenses. A licitação do primeiro trecho da ferrovia, entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), deverá ser realizada no final de 2025, segundo previsão do Ministério dos Transportes.

“A concretização deste projeto é uma luta que o Governo do Estado vem travando há anos. A ferrovia será um marco na infraestrutura das regiões que atravessa, impulsionando o desenvolvimento econômico e facilitando a logística de transporte. Além disso, sua construção abrirá novas oportunidades para a geração de empregos, fortalecerá cadeias produtivas locais e atrairá investimentos estratégicos, tornando-se um vetor essencial para o crescimento sustentável e a competitividade do estado.” destaca o governador Cláudio Castro. 

A EF-118 terá, ao todo, 495 km e conectará a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), no Espírito Santo, à malha ferroviária da MRS, no Rio de Janeiro. Terá um papel de integração entre as capitais, polos industriais e portos da Região Sudeste. Vai expandir a capacidade portuária, aliviando gargalos, especialmente para o agronegócio e a mineração, facilitando o fluxo de matérias-primas e produtos entre indústrias do Sudeste. Criará um importante corredor logístico para o mercado interno e comércio exterior e será alternativa o escoamento de cargas, acompanhando o crescimento da demanda. 

A ferrovia trará impacto direto no desenvolvimento de 24 municípios, sendo que 13 já serão beneficiados na fase inicial da implantação. O Anel Ferroviário do Nordeste contribuirá para o fortalecimento das exportações brasileiras. Além disso, representa investimento em atividade que contribui para a redução das emissões de CO2, alinhada com as políticas ambientais do Estado.

A reunião realizada na sede do governo estadual faz parte da série de encontros que o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estão realizando para apresentar o projeto e ouvir sugestões. Ainda nesta sexta-feira foi realizada audiência pública na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

“A EF-118 é uma infraestrutura essencial para fortalecer a logística e a competitividade do Brasil, especialmente no Sudeste, impactando portos, indústrias e cidades, além de gerar empregos e incentivar a economia regional. Por isso defendemos a retomada deste projeto.” explica o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione. 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi, a construção da EF-118 representa um marco para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. 

“Esta é uma infraestrutura capaz de impulsionar a economia e integrar ainda mais o estado às cadeias produtivas nacionais e internacionais. Além de fortalecer o transporte de cargas e reduzir custos logísticos, essa ferrovia abre novas oportunidades para a indústria, o comércio e o agronegócio, consolidando o Rio de Janeiro como um hub estratégico para o escoamento da produção brasileira.” afirma Curdi.

Participaram da reunião o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, o diretor de Outorgas Ferroviárias, Hélio Roberto da Silva Souza, o diretor-geral da ANTT Rafael Vitale e diretores da agência, o presidente da Agetransp Adolfo Konder, o executivo e Assuntos Institucionais da Prumo (Porto do Açu), Eduardo Kantz, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Rogério Sacchi, e Márcio Fortes e Delmo Pinho, representando a Firjan e a Fecomércio.

Foto: Luciano Belford
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