O Governo do Estado do RJ anunciou, na manhã desta sexta-feira (04), o plano operacional para a segurança pública nas eleições municipais deste ano, quando serão eleitos vereadores e prefeitos nas 92 cidades fluminense.
De acordo com o Palácio Guanabara, 25.567 agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros atuarão nos municípios para garantir a ordem.
Desse total, 22.667 homens são da Polícia Militar, que estarão em 505 viaturas. Três helicópteros da corporação serão usados em voos durante o pleito.
Além disso, a PM fará as escoltas das urnas para os 4.947 locais de votação, e reforçará a segurança das seções eleitorais no sábado (5), e, no domingo (6), da instalação das urnas. Haverá um monitoramento durante toda a votação.
Imagens e informações serão transmitidas através de 230 mil câmeras e alarmes para o Centro Integrado de Comando e Controle.
Por sua vez, a Polícia Civil terá 1.800 policiais civis. De acordo com o governo, 183 órgãos da pasta e todas as delegacias terão reforço nas equipes.
Forças armadas na votação
Nesta eleição, o estado vai contar com reforço das Forças Armadas para apoio logístico e de segurança. Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão em 32 cidades do estado.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), as três forças prepararam operações especiais para o período, com foco em cerca de 500 locais de votação e as vias expressas no entorno.
Na Baixada, das 13 cidades, 9 contarão com o reforço: Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica, Itaguaí, São João de Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu.
A presença das Forças Armadas nas eleições do Rio foi solicitada pelo TRE-RJ e o Estado após a escalada da violência na região, marcada por mortes e atentados contra candidatos.
A violência causada pelo crime organizado na Baixada Fluminense, principalmente pelos grupos paramilitares, também vem preocupando a Polícia Militar. Com isso, os municípios de Seropédica, Queimados, Itaguaí, Japeri e Paracambi devem receber mais equipes para auxiliar o patrulhamento do 24º BPM (Queimados).
Segundo o TRE, a Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado, e atuará em suporte à fiscalização eleitoral, junto aos juízos eleitorais.
Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.
Já na capital fluminense, a Guarda Municipal oferecerá apoio na segurança de 99 locais de votação e atuará na orientação do trânsito, garantindo a circulação de eleitores durante todo o dia de votação.
Cidades que terão reforço das forças armadas:
Região Metropolitana
- Rio de Janeiro
- Niterói
- Itaboraí
- Maricá
- São Gonçalo
- Tanguá
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Itaguaí
- Japeri
- Mesquita
- Nova Iguaçu
- Queimados
- São João de Meriti
- Seropédica
Região dos Lagos
- Araruama
- Armação dos Búzios
- Cabo Frio
- Casimiro de Abreu
- Rio das Ostras
- Saquarema
Norte Fluminense
- Campos dos Goytacazes
- Macaé
- Quissamã
Noroeste Fluminense
- Aperibé
- Itaperuna
- Miracema
- Santo Antônio de Pádua
Centro-Sul Fluminense
- Barra do Piraí
- Barra Mansa
Costa Verde
- Paraty
Região Serrana
- Nova Friburgo