O governador Cláudio Castro lançou, nesta segunda-feira (17), no Palácio Guanabara, a Operação Barricada Zero — uma ação conjunta entre o Governo do Estado e prefeituras da Região Metropolitana para remover barricadas instaladas por facções criminosas e garantir a mobilidade e a segurança da população. O anúncio reuniu autoridades estaduais, prefeitos e representantes das forças de segurança.
Castro destacou que as barricadas são instrumentos de controle de grupos criminosos e afirmou que o objetivo é restabelecer o direito de ir e vir, reabrir vias e reforçar a presença do Estado nos territórios. O governo também vai implementar um sistema de bonificação para policiais que retirarem e impedirem o retorno das barreiras.
A operação envolve secretarias estaduais, o ISP, a Emop e administrações municipais, coordenadas pelo Gabinete de Segurança Institucional. Além da retirada das barricadas, haverá limpeza, recuperação de vias e reorganização urbana. Kits de demolição com retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões serão disponibilizados para apoiar as ações.
O ISP mapeou 13.604 pontos de bloqueio no estado, que serão atualizados em tempo real pelas polícias. Ao todo, 50 kits de demolição serão usados de forma contínua para evitar a reinstalação das barreiras.
A primeira etapa da operação contempla 12 municípios da Região Metropolitana, incluindo Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias e Belford Roxo.




















