A comunidade de Itaipu, em Niterói comemorou mais uma soltura de tartaruga resgatada e tratada por ambientalistas na região. Equipes da empresa ambiental Econservation Estudos e Projetos Ambientais devolveram ao mar, na Praia de Itaipu, uma tartaruga-verde que foi resgatada em agosto do ano passado na Praia das Flexas, também no município de Niterói.
Na ocasião, o animal estava com uma linha de nylon agarrada em seu pescoço, que gerou como consequência um garroteamento na região cervical, causando esforço respiratório com ruído. A tartaruga ficou em tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Maricá do PMP-BS Área RJ e pôde ser devolvida ao mar.
O PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. O PMP-BS é realizado de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais é a responsável técnica pelo PMP-BS Área RJ, monitorando os Trechos 11 a 15, entre os municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises. Caso você aviste algum animal marinho encalhado na praia entre em contato pelo 0800 999 5151.