spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Grupo Inclusivo de Niterói brilha no palco internacional e representa o Brasil em festival na Argentina

Mais lidas

O Grupo Inclusivo de Dança Expressar, de Niterói, está representando o Brasil no Festival Pulso Urbano, em Córdoba, na Argentina. A companhia, referência em arte e inclusão no estado do Rio, foi classificada em 1º lugar no módulo Argentina do edital Soy Loco Por ti América, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A estreia internacional aconteceu na noite de sexta-feira (28), no tradicional Teatro Real, onde o grupo apresentou o espetáculo “Relações” para cerca de 700 espectadores. A coreografia aborda as conexões humanas e valoriza a diversidade dos corpos, rompendo estereótipos e ampliando o olhar sobre a dança inclusiva.

Neste sábado (29), o Expressar realiza uma mostra no Museu das Mulheres, com foco no papel da dança na reabilitação, na autonomia e na vivência das pessoas com deficiência. A atividade propõe experiências imersivas ao público, aproximando-o dos desafios e das potências das pessoas com deficiência.

A delegação brasileira reúne quatro artistas: a diretora e coreógrafa Thayrine Mesquita; o bailarino e atleta paralímpico Daniel Rangel, cadeirante; a bailarina amputada Gabriela Calixto; e o bailarino Mayckon Myller. As apresentações reforçam a proposta do grupo de ampliar o acesso à arte e mostrar que limitações físicas não restringem a expressão criativa.

“Estar no Teatro Real é mais que uma conquista artística — é um ato político”, afirma Thayrine Mesquita. “Representar o Brasil e levar a dança inclusiva para outro país é a realização de um sonho coletivo e a prova de que todos os corpos têm lugar na arte.”

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img