A Guarda Municipal de Niterói realizou, nesta sexta-feira (09), o resgate de dois animais silvestres em diferentes pontos da cidade. As ações foram conduzidas pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) e tiveram como objetivo garantir a segurança da população e a preservação da fauna.
Na madrugada, agentes da CMA capturaram uma capivara que havia invadido a garagem de uma residência em um condomínio no bairro de Pendotiba. O animal foi resgatado sem ferimentos e passou por avaliação técnica da equipe.
Já no período da manhã, a Guarda Municipal foi acionada para a captura de uma jiboia com cerca de 2,5 metros de comprimento, encontrada nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro de São Francisco. A serpente foi recolhida com segurança, seguindo os protocolos operacionais da corporação.
Após avaliação das equipes especializadas, os dois animais foram considerados aptos para retorno à natureza e foram soltos em áreas de preservação ambiental do município ainda nesta sexta-feira.
Segundo o coordenador da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal, Renato Macedo, os resgates exigem preparo técnico e atuação especializada. “As equipes seguem protocolos específicos para cada espécie, priorizando a segurança da população e o bem-estar dos animais, com foco na reintegração ao habitat natural sempre que possível”, afirmou.
Resgate de fauna silvestre
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói atua de forma especializada no atendimento a ocorrências envolvendo animais silvestres. Após o acionamento, a equipe realiza a captura e a avaliação das condições físicas do animal.
Quando não há ferimentos, os animais são devolvidos à natureza, preferencialmente em unidades de conservação. Nos casos em que há necessidade de atendimento veterinário, eles são encaminhados a instituições de referência, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Vargem Pequena; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil, nos casos envolvendo serpentes venenosas.
A Guarda Municipal orienta que ocorrências envolvendo animais silvestres sejam comunicadas pelo telefone 153, garantindo que o atendimento seja realizado de forma segura e adequada.

















