Rio de Janeiro,

segunda-feira, setembro 20, 2021
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #40

Guardas Municipais de Maricá são autorizados novamente a tirar férias e licenças especiais

Mais lidas

Sem tirar férias e licenças especiais desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), março de 2020 – reconhecida nacionalmente como estado de calamidade pública – os Guardas Municipais de Maricá poderão voltar a tirar os direitos. A novidade foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5).

O cancelamento das férias aconteceu diante da necessidade de medidas de cautela que visassem reduzir a disseminação da doença, em decorrência da situação de emergência em saúde. O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Tenente Coronel Júlio César Veras, os Guarda Municipais da cidade deram o ‘sangue’ desde o início da pandemia.

“Quando iniciou a pandemia e todas as ações e decisões excepcionais foram adotadas, aonde nossa geração nunca tinha passado por nada igual, nós percebemos que tínhamos que nos dedicar e por isso nossos servidores fizeram um sacrifício e deixaram de cumprir férias e gozo de licença prêmio em prol da população. Muitos meses se passaram, quase 1 ano e a Guarda, literalmente, deu o sangue, se dedicou ao extremo para poder colaborar na questão da orientação e fiscalização em prol de vidas humanas, para evitar a proliferação do vírus em nossa cidade”, explicou.

De acordo com a alteração do texto, do Decreto Municipal nº 594, de 02 de outubro de 2020,  ficam autorizadas as férias e licenças especiais dos servidores da Guarda Municipal, Defesa Civil e demais órgãos ligados à Ordem Pública, desde que não interfira no planejamento operacional da respectiva Secretaria, bem como não prejudique as ações de prevenção, fiscalização e orientação da população no combate à pandemia provocada pelo Covid-19.

Ainda segundo o chefe da pasta,  se faz necessário o retorno das férias e licença especial para os Guardas Municipais, após quase um ano de pandemia.

“Constatamos que todos estavam muito cansados, esgotados e alguns adoeceram e que estava na hora de retomarmos as férias e licença prêmio de acordo com o nosso planejamento, sobretudo nesse momento que iniciou a vacinação e as pessoas estão mais conscientizadas. A época foi fundamental para que nosso efetivo nas ruas não fosse prejudicado, hoje percebemos a necessidade dos nosso heróis terem o merecido descanso, estamos trabalhando para que não haja nenhum ruído ou prestação de serviço a população”, concluiu.

As férias e licenças e artigo somente serão concedidas após avaliação de conveniência e oportunidade do
Secretário da pasta. Faltas em escalas extraordinárias serão consideradas de natureza grave.

“Estamos exaustos, trabalhamos todo esse período de pandemia para garantir a segurança da população, agora é a nossa vez de descansar e cuidarmos da nossa saúde física e psicológica. Sabemos da necessidade do trabalho da Guarda, principalmente nesse período de pandemia, mas nesse momento as férias se fazem necessária, desde que seja planejada, para não atrapalhar as ações na cidade”, disse um Guarda Municipal que preferiu não ter a identidade revelada.

 

spot_img
spot_img

Últimas noticias