O Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, está reforçando o cuidado intensivo na Baixada Litorânea. Na última quinta-feira (31), a unidade entregou 10 leitos totalmente reformados da UTI Adulto, e já tem outra novidade a caminho: a reestruturação da UTI Neonatal, com leitos canguru voltados para o cuidado humanizado de recém-nascidos.
A renovação dos leitos adultos recupera parte da estrutura danificada pelas chuvas e garante mais conforto, tecnologia e segurança para pacientes em estado grave. Já a nova USI Neonatal ( Unidade de Suporte Intermediário Neonatal ), que deve ficar pronta em até 90 dias, vai contar com leitos canguru — uma técnica que permite que o bebê fique em contato pele a pele com os pais, ajudando na amamentação, na estabilidade do bebê e no fortalecimento do vínculo familiar.
“A UTI Adulto volta a funcionar com mais conforto e segurança, e estamos perto de entregar também uma USI Neonatal moderna e acolhedora”, destacou a diretora do hospital, Dra. Mayla Portela.

Além das reformas, o hospital também investe em práticas de humanização, como o método canguru, o Programa Zoo (voltado ao bem-estar dos pacientes) e o Núcleo de Apoio à Família, que oferece suporte emocional aos acompanhantes. Para as gestantes, há ainda banheiras de alívio e incentivo ao protagonismo materno no parto.
“Estamos indo além das obras. Queremos um cuidado mais próximo, mais humano e que realmente faça a diferença na vida das pessoas”, explica Roberta Porto, gerente de enfermagem e presidente do grupo de humanização do hospital.
Com todas essas ações, o Hospital dos Lagos se fortalece como referência na região, mostrando que dá, sim, pra fazer saúde pública com qualidade e acolhimento.
