Agentes da Guarda Municipal de Niterói prenderam, neste domingo (18), um homem acusado de furtar tampas de bueiro na região de Piratininga. Ele estava andando de bicicleta com o material furtado e foi localizado por meio do monitoramento realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Esse tipo de delito põe em risco a segurança da população, além de ser dano ao patrimônio público.
O caso aconteceu na Rua Jornalista Siney Corrêa. Os guardas que atuam no CISP identificaram uma postagem em redes sociais relatando que o crime acabara de ser cometido e imediatamente acionaram as equipes que patrulhavam a região. O suspeito não demorou a ser encontrado e foi levado para a 76ª DP (Centro), onde foi constatado que já tinha passagens na polícia por furto e violência doméstica.
Exemplo de eficiência
O CISP funciona 24 horas e conta com 522 dispositivos de segurança, além de 120 câmeras inteligentes, capazes de identificar, em tempo real, veículos clonados ou envolvidos diretamente em roubos. É uma ferramenta colocada à disposição pela Prefeitura de Niterói para apoiar as forças de segurança no combate à criminalidade. O Cisp pode ser acionado por meio do número 153.
Desde a implantação do CISP, foram mais de quatro mil exportações de imagens para delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio também do setor de inteligência do órgão. O trabalho do CISP já se tornou referência, sendo procurado por integrantes das áreas de segurança de outros estados e municípios que visitam Niterói para conhecer o serviço.
