Contar a épica história do ser humano no mundo, de maneira irreverente e criativa, no menor palco possível. Esse é Hominus Brasilis. O espetáculo da Dobra é uma peça gestual, com poucas palavras e muita sonoridade. A proposta é recriar, em um palco de 2m², com humor e criatividade, diferentes momentos da trajetória da humanidade, com foco na história do Brasil. Em Niterói a peça será apresenta no Theatro Municipal, no Centro, nos dias 28, 29 e 30 de abril às 20h, 19h e 18h respectivamente.
Usando somente o corpo e sonoplastia vocal, ao vivo, quatro atores contam episódios marcantes da trajetória do homem no mundo, desde o nascimento do universo, passando pelas grandes navegações, chegada dos portugueses, fim da escravidão, nascimento da imprensa, guerras mundiais, as eras do cinema, rádio e TV, ditadura militar, fatos políticos marcantes, chegando até os dias atuais com o avanço veloz da tecnologia. Tudo isso em um palco de 2m².
A idealizadora do espetáculo, a atriz, diretora e mãe, Helena Marques, destaca que a retomada da peça pós-pandemia, em um cenário de fortalecimento da cultura e da arte, é gratificante e emocionante. “Essa retomada é simbólica. Estamos prestes a completar 10 anos de Hominus e contar essa história, a nossa história, rever memórias, é algo de grande valia nesse momento pós pandemia”, conta.
Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). O Theatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35 no Centro da cidade.