Em sua segunda participação durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, na quinta-feira (27/7), o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) debateu com outros palestrantes o tema “Compras Públicas de Inovação no financiamento de infraestrutura de Pesquisa e de Inovação”. O evento aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Coordenadora do painel, a diretora Jurídica do ICTIM, Luciana Camargo, ressaltou a importância do debate sobre o tema, que fomenta soluções e projetos, aportando recursos para a criação de novas possibilidades.
“Através dessas compras, temos a oportunidade de incentivar o desenvolvimento de soluções criativas e de alto impacto, que possam atender às demandas e desafios enfrentados pelos governos locais. Além disso, ao estabelecer parcerias com o setor privado, podemos fomentar a colaboração entre empresas e instituições de pesquisa, fortalecendo a cadeia de inovação no país. É uma grande oportunidade esse debate tanto para Maricá quanto para o ICTIM”, ressaltou Luciana Camargo.
No painel, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e ex-presidente do ICTIM, Celso Pansera, destacou que as compras públicas de inovação são uma estratégia fundamentada no apoio e viabilização de projetos inovadores em todas as regiões do Brasil, contribuindo para a construção de um ecossistema de inovação mais robusto.
“Tenho convicção de que as compras públicas de inovação são um instrumento poderoso para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Não apenas promovem a modernização dos órgãos públicos e a prestação de serviços mais eficientes à população, mas também estimulam a geração de empregos e o crescimento econômico, principalmente para as pequenas e médias empresas inovadoras”, declarou Pansera.
Na plateia, o presidente do ICTIM, Carlos Senna, esteve acompanhado dos diretores Cláudio Gimenez (Inovação e Científica) e Marcio Campos (Tecnologia), que fizeram contribuições no debate.
O painel contou, ainda, com o procurador federal Bruno Portela, representando o Ministério da Economia, e o pesquisador André Tortato Rauen, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que levaram suas experiências na área de Compras Públicas de Inovação.
.