Um grupo de 25 moradores de uma vila na Avenida Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo, fechou uma pista da via no final da manhã desta terça-feira, 21, em protesto contra a concessionária Enel. Eles estão sem luz há quatro dias e a empresa não dá nenhum retorno a eles.
“Somos 24 residências em uma vila. Os moradores, em sua maioria, são idosos. Aqui há pessoas com idade entre 70 e 90 anos. Tem gente aqui que perdeu tudo na geladeira. Até insulina para quem é diabético. Esse medicamento o governo não dá e temos que comprar na farmácia. Não temos mais paciência com esse descaso da Enel. Jogamos o lixo no meio da rua em protesto. Ainda forçamos o motorista do caminhão da concessionária a deixar a gente usar o veículo como barricada. Até a Polícia Militar, vendo que somos todos idosos, se solidarizou com a gente”, relatou Edson Rocha, morador da vila e um dos organizadores da manifestação.
Segundo ele, o protesto contou com apoio dos comerciantes locais.
“Muitos deles estão só com uma fase de energia e tendo prejuízos. Então, nos ajudaram a cercar o caminhão. Só que este não tinha os equipamentos necessários para fazer o reparo de um aparelho que desarmou e está muito alto, logo abaixo do transformador”, relatou Edson.
Os moradores irão agora acionar a Justiça contra a concessionária para que ela os ressarça dos prejuízos.
“Temos um contador e um advogado aqui entre os moradores que irão nos ajudar”, disse Edson.
Procurada, a concessionária enviou a seguinte nota:
“A Enel Distribuição Rio se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias. A empresa informa que 97% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado (18/11) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.
A empresa mobilizou um reforço ainda maior de equipes entre ontem (20) e hoje (21), principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
A Enel também implementou “mesas de cooperação” com as Prefeiruras de Niterói, São Gonçalo e Petrópolis em que representantes da distribuidora e das administrações municipais atuam em conjunto em tempo real. A colaboração permite a atuação mais rápida em casos prioritários e o apoio de agentes municipais para ajudar os técnicos a se deslocarem melhor no trânsito e garantir a segurança dos colaboradores da distribuidora.
A Enel esclarece que os atendimentos em curso hoje são mais localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local.
Como as emergências estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.
*Os números abaixo mostram a dimensão dos estragos na rede elétrica e o esforço de reconstrução realizado nos últimos dias pela Enel Rio nas cidades atendidas pela empresa:
- Mais de 100 postes e mais de 50 transformadores substituídos;
- 50 mil equipamentos da rede trocados ao todo, incluindo mais de 11 mil conectores, necessários para reparação dos cabos danificados.”