Na última segunda-feira (13/03), o Papa Francisco completa 10 anos, a frente da Igreja Católica Apostólica Romana, e a Igreja particular de Niterói está em festa. Foi nos anos de 2013, que a fumaça branca da chaminé instalada na Capela Sistina, anunciava: “Habemus Papam”.
E hoje, passados dez anos do seu Pontificado, segue, imprimindo sua marca de pastor, cumprindo sua missão, sendo sal e luz para a caminhada do povo de Deus. A Igreja particular de Niterói comemora: “Parabéns, Santo Padre Francisco, por mais um aniversário à frente da Igreja Católica Apóstolica Romana! ‘Apascentas a todos nós, ovelhas do rebanho que o Senhor lhe confiou’!”.
A gestão do Papa Francisco pode ser resumida pelo desejo de promover a “conversão pastoral e missionária” na Igreja Católica, que encontra raízes no Concílio Vaticano II.
Esse espírito “conciliar” remete aos primórdios do catolicismo, com o amor pelo próximo e pela sobriedade, o despojamento de todas as armadilhas mundanas e símbolos de poder, a preferência pelos pobres, a missão evangelizadora à qual todo batizado é chamado e o apelo à misericórdia, que, para Francisco, constitui a principal marca do cristianismo, a ponto de ele ter dedicado um Jubileu ao tema, entre 2015 e 2016.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais