spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Índices de criminalidade caem pelo oitavo mês consecutivo em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Instituto de Segurança Pública (ISP) apontou nova redução nos índices de criminalidade em Niterói. Os dados, que foram divulgados nesta quinta (19), ratificam o estudo feito no início do mês pelo Observatório de Segurança de Niterói. A queda acontece pelo oitavo mês consecutivo.

Segundo o ISP, os roubos de rua caíram 40,36% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Em julho, esse índice já havia apresentado queda de 34%. No mês passado, houve ainda a redução de outros índices de criminalidade em Niterói, como o de roubo de veículos, com queda de 36,31%, em comparação com o mesmo período no ano passado. Nesses dois índices, Niterói registrou as maiores quedas percentuais do ano.

“Esse resultado reflete os investimentos da Prefeitura de Niterói na área de segurança pública. Atualmente cerca de 60% do policiamento de Niterói são bancados pela Prefeitura, por meio do Proeis e do Niterói Presente. Apostamos também muito na integração das forças de segurança e em inteligência e tecnologia. Isso tem nos levado a essa redução significativa dos índices de criminalidade na cidade”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

O secretário Municipal do Gabinete Integrado de Gestão de Segurança, Gilson Chagas, reiterou a importância da integração entre as polícias Militar e Civil na elaboração da logística para o combate à violência. Outro ponto importante, para Chagas, é que a prefeitura dobrou o efetivo da Guarda Municipal em cinco anos e abriu concurso para mais 142 guardas este ano. Eles serão convocados nos próximos meses. Para o secretário, a atuação da Guarda Municipal no combate a pequenos delitos e como agente de proximidade da população também tem feito muita diferença.

“Já são oito meses com esses índices em queda por um conjunto de fatores. Um dos motivos é essa integração das forças de segurança”, disse o comandante do 12º Batalhão PM, coronel Sylvio Guerra. “A Polícia Militar está agindo e montando estratégias, mas contando também com a ajuda da Polícia Civil, da Guarda Municipal e do Programa Niterói Presente. Esse é o maior motivo de termos conseguido, porque estamos trabalhando com estratégia e integração. As ferramentas disponibilizadas pela prefeitura têm promovido essa integração e ajudado nos resultados positivos”.

O ISP apontou redução no número de roubos de rua em todas as regiões da cidade. Na área da 76ª Delegacia Policial, no Centro, foram registrados, em agosto deste ano, 67 roubos, contra 82 registrados em agosto de 2018, uma redução de 18,29%. A maior queda neste índice foi na área da 77ª DP, em Icaraí, onde foram registrados 28 roubos de rua, em agosto deste ano, contra 65 no mesmo período do ano passado, uma queda de 56,92%. O indicador para roubo de rua é composto pela soma das ocorrências de roubo a pedestres, roubo de celular e assalto em ônibus.

Na área da 79ª DP, no bairro Jurujuba, a queda foi de 55,56%, com 20 roubos registrados em agosto deste ano, contra 45 em agosto do ano passado. Na área da 78ª DP, no Fonseca, a queda foi de 43,56%, com 92 roubos registrados em agosto deste ano, contra 163 em agosto de 2018.

Segundo o ISP, as cinco distritais da Polícia Civil, as cinco companhias da Polícia Militar e as cinco inspetorias da Guarda Municipal de Niterói cumpriram as metas de redução de roubos de rua em suas áreas de atuação.

O órgão registrou ainda uma queda no número de roubo de veículos em Niterói de 36,31% em agosto. O índice confirma a tendência de redução deste tipo de crime depois do início das operações dos Portais de Segurança, modelo de cercamento eletrônico que monitora as entradas, saídas e principais vias da cidade por um sistema de identificação inteligente através de câmeras em todas as regiões da cidade. Houve redução no número de carros roubados em todas as regiões da cidade. Em agosto deste ano, quando comparado com agosto do ano passado.

A letalidade violenta, que trata dos homicídios, manteve a tendência de redução do primeiro semestre, caindo 37,04% em agosto. Foram registrados 18 homicídios em agosto deste ano, contra 27 do mesmo período do ano passado.

Portais de Segurança – Em maio começaram as operações dos Portais de Segurança, sistema de cercamento eletrônico que passou por uma fase de testes nos primeiros dias do mês. Os Portais de Segurança usam inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo. Os equipamentos, instalados nas entradas, saídas e principais vias da cidade, emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.

As 70 novas câmeras são acompanhadas por agentes que atuam no Cisp e foram disponibilizadas pelo Município para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes do Portal de Segurança, um alerta soa no Centro. Após a identificação, o veículo passa a ser rastreado pelas outras câmeras para facilitar a abordagem. A unidade policial mais próxima é imediatamente acionada para que seja feito o cerco e a interceptação do veículo.

Pacto contra a violência – O Município lançou em agosto do ano passado o Pacto Niterói contra a Violência, um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada. Entre as medidas, está o Poupança Escola, um programa de incentivo para os alunos da rede pública concluírem o Ensino Médio/Profissionalizante, o pagamento de prêmio por apreensão de arma de fogo e o concurso para contratação de 142 guardas municipais que serão convocados em breve.

Além do Pacto, a Prefeitura já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas como o programa Niterói Presente, Proeis e na doação de viaturas para o batalhão da cidade. O Município considera que todo o investimento feito até aqui traduz-se em importantes ferramentas a serviço da Segurança Pública. O Niterói Presente conta com policiais militares que atuam em seus dias de folga no Centro, Icaraí, Santa Rosa e Alameda São Boaventura. Pelo convênio do Proes, outros policiais reforçam o patrulhamento nas ruas de Niterói diariamente. Graças a esses dois programas, o efetivo do 12º Batalhão da Polícia Militar fica liberado para combater a criminalidade em outras áreas da cidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img