spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Índios da aldeia de São José fazem testes contra coronavírus

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá realizou testagem contra o coronavírus na aldeia de São Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), em São José do Imbassaí, onde vivem 76 índios guaranis. Foram feitos testes do modelo rápido, que detecta anticorpos IGG e IGM – de longo e curto prazo no sistema imunológico.

Todos os testes apontaram diagnóstico negativo para a presença do novo coronavírus no organismo. De acordo com a supervisora técnica da ESF, Vânia Lopes, a ação ocorreu para mapear e evitar que os indígenas sejam contaminados.

“Estamos abordando frequentemente com as lideranças indígenas das duas aldeias, assim como os demais aldeados, mostrando o que é o corona vírus e quais são as medidas preventivas que precisam ser adotadas para evitar o contágio e sua propagação, entre elas: o distanciamento social, o hábito de higienizar as mãos várias vezes ao dia, tossir ou espirrar no braço, evitar sair da aldeia, evitar usar o transporte público, assim como restringir a entrada de pessoas de fora nas aldeias”, explica Vânia.

A secretária de Saúde de Maricá Simone Costa lembra que a ESF Indígena acaba sendo a única forma de presença do poder público na aldeia nesse momento de pandemia.

“Nossos profissionais têm a oportunidade de colaborar para o desenvolvimento de outras áreas e necessidades da aldeia, inclusive. E isso favorece toda comunidade, pois eles se sentem acolhidos”, avalia Simone.

Monitoramento – O monitoramento dos aldeados é feito diariamente de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pela equipe de saúde indígena (médica, enfermeira, técnica de enfermagem e agente comunitária), que estão atentos a todos os sintomas sugestivos da Covid-19.

Outro ponto de suma importante que a ESF Indígena trata é como os indígenas se valem das suas crenças para suportarem esse isolamento, o lugar que a casa de reza tem para eles, seu funcionamento como espaço de realização das suas tradições, de apaziguamento e fortalecimento diante dessa situação tão inusitada para todos.

Neste período de pandemia todos os serviços relacionados à saúde indígena estão sendo prestados normalmente. Até hoje, dia 9 de junho, foram notificados três casos suspeitos nas duas aldeias, mas nenhum positivado para Covid-19.

Casos na cidade – Maricá confirmou hoje um aumento de 23 casos de coronavírus nas últimas 24h. O total confirmado agora é de 676, são 1.315 casos descartados, 516 pessoas curadas do coronavírus e 39 óbitos.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img