spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Ingá, Gragoatá e ruas de Icaraí e São Francisco, em Niterói, ganharão ciclovias

spot_imgspot_img

Mais lidas

A malha cicloviária de Niterói, que liga a Região Oceânica ao Centro, passando pela Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, vai ser expandida. O programa Niterói de Bicicleta, da prefeitura, anunciou nesta segunda-feira, que as ruas Otávio Carneiro, em Icaraí, Presidente Pedreira, no Ingá, a Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco e a orla do Gragoatá, vão ganhar ciclovias este ano.

O acréscimo será de 2,75 quilômetros à malha cicloviária, que chegará a 83,75 quilômetros. No Centro, a ciclovia percorre toda a extensão da Avenida Ernani do Amaral Peixoto e há uma ciclofaixa ao redor da Concha Acústica e até a Praça Leoni Ramos, em São Domingos.

Ruas do Ingá, de Icaraí e São Francisco e a orla do Gragoatá ganharão ciclovia

A expansão está sendo planejada visando melhorar a ligação entre os bairros. Em março começará a operar o sistema de bicicletas compartilhadas Nit Bike. A ideia é ter 50 estações, sendo 46 para adultos e quatro para crianças, totalizando 600 bikes no município. As viagens serão gratuitas por uma hora, excedendo esse tempo, será aplicada uma taxa proporcional.

Segundo a prefeitura, há planos de integração com empresas locais, permitindo a instalação de estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais. A implementação será gradual, a partir de março, começando com 15 estações na primeira etapa e expansão para o restante até meados do ano.

No mês passado começou a ser instalado o Contabike, o maior sistema de monitoramento de ciclistas do país, composto por 10 contadores automáticos posicionados em pontos estratégicos para a coleta contínua de dados sobre o uso da bicicleta na nossa cidade. O objetivo é entender melhor o comportamento e as necessidades dos ciclistas. Os contadores ficarão posicionados em locais como a Avenida Amaral Peixoto e a Rua São Lourenço.

Avenida Ernani do Amaral Peixoto ganho contador de bicicletas/.Foto: Arquivo / Lucas Nunes

Os contadores também estão posicionados na Avenida Roberto Silveira, na Rua Benjamin Constant, na Orla de São Francisco, na Avenida Irene Lopes Sodré, na Rotatória de Camboinhas, nos acessos ao túnel Charitas-Cafubá e no Parque Orla Piratininga. Ao todo, 10 dos 11 pontos já foram instalados. Está pendente somente o ponto da Avenida Marquês do Paraná onde, além do ponto de contagem, também será colocado um totem com display mostrando os dados do contador em tempo real.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img