No dia 11/08, às 15h, o Instituto Gingas fará a solenidade de lançamento do projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro. A ideia é oferecer cultura afro-brasileira, educação e inclusão através da acessibilidade cultural, utilizando as linguagens artísticas da capoeira e da música para pessoas com deficiência nas cidades de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu.
O Instituto Gingas é uma organização da sociedade civil que promove ações em prol da capoeira, cultura e educação, e o projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família irá percorrer as três cidades; sendo quatro escolas em cada uma delas ao longo de dois anos.
Mestre Bujão, fundador do Instituto Gingas, explicou sobre a importância da inclusão dentro do projeto: “Esse é um sonho que se realiza a partir de muitas lutas e de muitos aprendizados. Passamos também por muitas dificuldades, pois trabalhamos com um público que invariavelmente sofre cotidianamente com a discriminação e o preconceito. Contudo, hoje podemos celebrar a acessibilidade, a inclusão e a cultura de matriz africana através desse projeto inovador”, frisou.
A Biblioteca Parque Estadual fica na Av. Pres. Vargas 1261, no Centro do Rio de Janeiro.