O Instituto Vital Brazil, através do biólogo e pesquisador Breno Hamdan, anuncia uma descoberta científica de grande impacto para a biodiversidade brasileira. Inovadora no campo da herpetologia com a redescoberta da espécie de surucucu, denominada Lachesis rhombeata, por meio de dados genômicos, ecológicos, morfológicos e venômica, esta pesquisa representa uma contribuição significativa para a descrição da vida silvestre e conservação desses répteis peçonhentos nativos da América do Sul.
O projeto faz parte de uma iniciativa do Instituto Vital Brazil para pesquisa sobre o manejo e conservação da surucucu, iniciado na década de 1980 pelo Dr. Aníbal Melgarejo, cientista do Instituto Vital Brazil.
O Instituto Vital Brazil conhecido por suas contribuições para a pesquisa científica em saúde pública, biodiversidade, animais peçonhentos e seus venenos, atividades de educação ambiental e desenvolvimento de medicamentos e soro antiveneno, consolida também esforços na conservação biológica, contribuindo de forma aplicada para a preservação da biodiversidade do planeta.
A pesquisa, que reuniu 16 especialistas de 13 instituições, foi detalhada no artigo intitulado: When a name changes everything: taxonomy and conservation of the Atlantic bushmaster (Lachesis Daudin, 1803) (Serpentes: Viperidae: Crotalinae), publicado na última segunda-feira (22/07) no periódico científico Systematic and Biodiversity