spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Instituto Vital Brazil prepara evento on-line sobre animais peçonhentos e ciência cidadã

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Instituto Vital Brazil foi contemplado no Edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo – Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – (Faperj) Nº 14/2021: Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro para a realização do 2º Web Encontro Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos – Ciência Cidadã.

O evento é uma parceria do Instituto com a Rede Vital para o Brasil e a Casa de Vital Brazil, e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Grande sucesso em 2020, esta nova edição tem o objetivo de destacar os 120 anos da soroterapia antiveneno de Vital Brazil e os 110 anos do livro “A Defesa contra o Ofidismo”.

“Realizar eventos como o Web Encontro faz parte do nosso papel institucional, é uma das missões do Instituto contribuir para a promoção da saúde por meio de pesquisa e da difusão de conhecimento científico”, explica Priscilla Palhano, Diretora-Presidente do Instituto Vital Brazil.

Ao trazer como temas a soroterapia antiveneno e o ofidismo, o Encontro destaca um problema grave no Brasil: os acidentes por animais peçonhentos têm aumentado a cada ano, segundo os dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan.

“O mote é histórico, mas a nossa ideia é chamar a atenção para a Negligência em Saúde. O envenenamento por animais peçonhentos incapacita permanentemente centenas de milhares de pessoas e mata mais de 100 mil por ano em todo o mundo. É a mais mortal de todas as doenças negligenciadas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), embora existam tratamentos efetivos há 100 anos. O Brasil, que tem sido um líder em ambas as políticas progressistas que asseguram o acesso a medicamento, bem como a produção de soros antiofídicos, tem um papel fundamental a desempenhar, liderando pelo exemplo e defendendo o acesso universal a um tratamento antiofídico de qualidade”, aponta Claudio Maurício Souza, biólogo do Instituto Vital Brazil e um dos organizadores do evento.

A contribuição científica advinda do desenvolvimento do soro específico possibilitou o acesso ao tratamento que salva milhares de vidas em todo o mundo até os dias de hoje.

“A comemoração é uma homenagem aos médicos e cientistas brasileiros, à ciência feita no Brasil. São 120 anos desde a entrega do primeiro lote de soro produzido nas Américas: de soro antipestoso, no dia 11 de junho de 1901; e de soro antiofídico específico, em 14 de agosto do mesmo ano. O soro específico projetou o Brasil e a obra de Vital Brazil para o mundo, porque é, de fato, eficaz, já que o soro do Calmette só era efetivo para mordidas de najas. Também celebramos os 110 anos do livro Defesa contra o Ofidismo, lançado no Brasil e na França que, naquele momento, era o país de maior expressividade científica do mundo (em função do Instituto Pasteur) e foi um divisor de águas sobre o tema”, explica Érico Vital Brazil, neto do cientista que deu nome ao Instituto Vital Brazil e um dos organizadores do Web Encontro.

Em função da pandemia, o evento vai acontecer novamente de maneira on-line, sendo transmitido pelo canal do YouTube da Rede Vital para o Brasil. Todas as informações podem ser encontradas no site.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img