A intolerância religiosa é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas. Além disso, é necessário considerar como atos intolerantes as ofensas pessoais por conta da religião ou as ofensas contra liturgias, cultos e outras religiões. Ações desse tipo, em suas formas mais graves, podem resultar em violência, como agressões físicas e depredação de templos. Essa situação, tem acontecido na Igreja de Santa Teresinha, na Região Oceânica de Niterói, que foi invadida e vandalizada no último domingo (02/04).
De acordo com o padre Luiz Cássio Moreira, pároco responsável pela capela, esta não seria a primeira vez que a igreja sofreu com a violência, tendo sido furtada há alguns meses.
Ao chegar à capela no domingo (02/04), o padre notou que a mão da imagem de Nossa Senhora do Sorriso havia sido quebrada, adesivos de Santa Teresinha estavam rasgados, bancos externos urinados e luminárias do jardim quebradas. O pároco teria tido, inclusive, o vidro do seu carro danificado após a missa de ontem.
Já na manhã desta segunda-feira (03/04), ao retornar ao local, o pároco encontrou mais sinais de violência: havia uma imagem de Santa Teresinha quebrada no chão.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais