A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), autorizou a retomada de 100% das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A cidade segue por duas semanas na bandeira verde.
Os termos são do plano de retomada das atividades do município de Itaboraí – publicado no Decreto Municipal nº 58, de 25 de fevereiro de 2021 – admitindo a presença de até 100% do número de alunos matriculados.
As unidades de ensino para retornar o atendimento de até 100% dos alunos deverão levar em consideração a capacidade das salas de aula, respeitando o distanciamento e os protocolos sanitários aprovados pela comissão de gerenciamento educacional na pandemia da Covid-19: o uso obrigatório das máscaras e a higienização com álcool em gel. Os estudantes devem ter autorização de retorno presencial por seus responsáveis ou em caso de alunos adultos, optar por seu retorno presencial.
Nas escolas em que as salas não comportem 100% dos estudantes, deverá ser mantido o rodízio, respeitando as orientações do plano de retomada. A orientação da SEMED é que os responsáveis entrem em contato com a direção da escola no qual o aluno está matriculado para receberem o plano de ação de retomada da unidade. As turmas que atingirem 100% para aula presencial, a carga horária será normal e não haverá interação remota.
Veja como será a retomada nas escolas municipais, nas unidades com rodízio necessário ainda:
Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental:
– 3h30min de aula presencial e 1h de interação remota;
– nas escolas de tempo integral, 6h de aula presencial e 2h de interação remota;
– às sextas-feiras serão 2h de aula presencial e 2h de planejamento.
Anos finais do Ensino Fundamental:
– 4h de aula presencial e 2h de interação remota
– cada equipe diretiva deverá organizar o horário de atendimento remoto respeitando a disponibilidade dos professores.
Educação de Jovens e Adultos:
– 3h de aula presencial e 30min. de interação remota;
– a equipe diretiva deverá organizar o horário de atendimento remoto respeitando a disponibilidade dos professores.