Itaboraí está perto de ter um campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) para chamar de seu. As obras de construção da nova unidade educacional já estão bem avançadas e a fase de implantação, em que há a resolução das demandas necessárias ao seu funcionamento, já está em execução. A expectativa de início das atividades é em agosto do próximo ano.
“A proposta da Diretoria de Implantação e da Comissão que conta com representantes dos Campi Maricá, Cabo Frio, Itaperuna, Campos Centro, Campos Guarus e da Reitoria é que, aproveitando as partes da obra já concluídas, as atividades na unidade tenham início em agosto de 2021”, comentou o diretor-geral de Implantação do IFF Campus Itaboraí, Vicente de Paulo Santos de Oliveira. Segundo ele, o bloco de salas de aula e a biblioteca já estão prontos, e o auditório está perto de ser finalizado.
O avanço nas atividades foi possível por conta de uma verba extraordinária liberada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Com isso, a expectativa é que toda a obra seja concluída até o final do próximo ano.
“Este valor de R$ 1,8 milhão disponibilizado pela Setec/MEC é fundamental para a continuidade da construção do Campus Itaboraí, que teve sua execução reiniciada em maio de 2020, por meio desta nova contratação, sendo que já foram executados aproximadamente 40% desta nova fase da obra. E a previsão é de que a construção de todo o campus seja concluída até o fim de 2021”, destacou Guilherme Batista Gomes, pró-reitor de Administração do IFF.
O campus terá caráter regional e deverá atender, pelo menos, oito cidades. “O Instituto Federal Fluminense em Itaboraí atenderá não só o município que o sedia, com mais de 240 mil habitantes, mas pelo menos a outras oito cidades vizinhas, tais como Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá. São cerca de dois milhões de pessoas a serem beneficiadas, quantitativo superior a toda população atualmente atendida pelo IFF”, acredita Vicente Oliveira.
Mas, como já diria o “Tio Ben”, personagem do HQ “Spiderman”, “com grandes poderes vem sempre grandes responsabilidades”. “Por estar na região Metropolitana do Rio de Janeiro, este desafio torna-se maior devido às desigualdades sociais, pobreza e violência presentes naquele entorno, e à ausência de equipamentos de ensino público semelhantes ao IFFluminense na região”, avalia o diretor-geral de Implantação da unidade.
O campus terá aproximadamente 35 mil metros quadrados, e fica localizado na na rua Isaura Pantoja, S/N°. “O projeto arquitetônico executado é o que foi proposto, que conta com blocos administrativos e pedagógicos, aproximadamente 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo. Os laboratórios estão sendo adaptados à vocação do campus para energia renováveis”, explica o diretor de Infraestrutura do IFFluminense, Marcelo Peixoto.