A Subsecretaria de Políticas Públicas da Mulher de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, deu início na tarde da última terça-feira (05) às atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento de abertura foi realizado na sede da OAB Itaboraí, no Centro, reunindo autoridades, lideranças femininas e representantes da rede de proteção.
A campanha, que ocorre em todo o país, busca promover informação, sensibilização e fortalecimento das políticas públicas e da rede de apoio às mulheres em situação de violência. E em 2025 celebra 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, um marco fundamental na proteção das mulheres brasileiras.
Os participantes assistiram à palestra “Agosto Lilás e a Lei Maria da Penha”, conduzida pelo Dr. Noel Jorge, psicanalista, professor e coach. A fala abordou os avanços legais e os desafios ainda enfrentados no combate à violência de gênero, destacando a importância da atuação integrada de diferentes setores da sociedade.
Durante sua fala, a subsecretária municipal de Políticas Públicas da Mulher, Joana Lage, reforçou o compromisso da gestão com a causa e destacou a importância da escuta ativa e da atuação preventiva.
“O Agosto Lilás é mais do que uma campanha. É um movimento que nos lembra, todos os dias, que nenhuma mulher está sozinha. Nosso compromisso é permanente, e seguimos trabalhando por políticas públicas que acolham, protejam e empoderem as mulheres de Itaboraí”, afirmou a subsecretária.