spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #89

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí promove feira que impulsiona autonomia de mães atípicas

Mais lidas

A Prefeitura de Itaboraí em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou nesta quarta-feira (10) a 1ª Feira de Empreendedorismo do Projeto Caminhos da Resiliência, no Espaço do Artesão, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O evento reuniu mães atípicas de alunos da rede municipal, que ao longo do último ano participaram de ações de acolhimento, escuta e fortalecimento emocional ofertadas pela Saúde Mental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a equipe e-Multi.

Na feira, foram expostos produtos confeccionados por essas mulheres, que encontraram no empreendedorismo uma forma de expressão, geração de renda e integração social. O projeto atualmente atende responsáveis por alunos atípicos em 13 polos distribuídos pelas escolas municipais, oferecendo atendimento psicossocial, rodas de conversa, encaminhamentos e acompanhamento individualizado.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, ressaltou o impacto transformador do trabalho com as famílias.

“Conseguimos olhar para além da criança e enxergar a mãe, que muitas vezes está sobrecarregada e precisa de apoio. Muitas enfrentam abandono, depressão e até tentativas de suicídio. Nosso papel é mostrar que elas não estão sozinhas. Somos um grupo comprometido em cuidar de cada cidadão de Itaboraí, independente da área. A porta da Saúde está sempre aberta para vocês”, afirmou.

Foto: Divulgação

A SEMSA, em parceria com a SEMED, segue ampliando as ações para alcançar mais famílias.

Durante o evento, a mãe atípica Daniela da Conceição, de 41 anos, moradora de Manilha, celebrou a oportunidade de participar da feira.
“A iniciativa dá visibilidade ao nosso trabalho. A rotina com uma criança atípica é intensa e muitas vezes não conseguimos divulgar o que fazemos. Estar aqui fortalece e motiva. Momentos assim fazem a diferença”, disse ela.

A 1ª Feira de Empreendedorismo consolida uma nova etapa para Itaboraí, reforçando que investir em saúde mental, autonomia e inclusão transforma comunidades e fortalece vínculos familiares.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img