spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Itaboraí realiza trilha guiada no Parque Paleontológico de São José

spot_imgspot_img

Mais lidas

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21 d, a Prefeitura de Itaboraí, realizou, neste sábado (25), uma trilha guiada no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José, em Cabuçu.

A proposta é que a atividade de Educação Ambiental seja oferecida a população de forma lúdica e didática, em uma trilha ao redor para visitar paleontologia, arqueologia e a geologia.

“O objetivo não é proporcionar um simples passeio, mas aproveitar o parque para fazer educação ambiental e tratar de questões como a flora e a fauna, a escassez de água e a preservação do patrimônio histórico e cultural. É muito importante valorizar os equipamentos históricos e ambientais que temos em Itaboraí. Precisamos fazer com que os munícipes entendam que temos um parque de dimensão mundial dentro do município. Esperamos que as pessoas possam passar a frequentar o local para atividades de lazer e que possam entender um pouco da geologia e da paleontologia”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez de Barros.

Os participantes entram na trilha principal da mata e recebem informações técnicas sobre a história do parque, as árvores, os fósseis, as pedras, os animais, conhecem espécies nativas da restinga e algumas ameaçadas de extinção. A ideia foi contemplar, usar os cinco sentidos, fechar os olhos e escutar os sons da mata, encostar nas árvores, sentir aromas característicos. A caminhada é precedida por uma pequena palestra com discussão de temas ambientais de relevância atual e sobre as questões que serão abordadas ao longo do trajeto.

O administrador do parque, Luis Otávio Castro, ressaltou a importância do contato da população com o parque. “A trilha era realizada há alguns anos e estamos retomando alguns serviços ao cidadão, não só a visita guiada das escolas, mas também o centro de recepção a turistas ao parque. Estamos à disposição dos alunos, moradores de Itaboraí, do nosso estado e até do Brasil. Precisamos conhecer a nossa história e estamos aqui para isso. A parte histórica e cultural desenvolvida também é importante”.

A trilha, guiada por servidores da SEMAU, começou com a visita ao museu do parque para conhecer a história do parque e os objetos. Depois segue onde os guias estimulam os visitantes a irem ao parque e perceberem ali os efeitos da ação humana sobre a natureza. Também faz parte do passeio uma explicação sobre ciclagem de nutrientes, que mostra como funciona o processo nos ambientes naturais.

Nesta primeira edição da iniciativa piloto participaram pessoas que se inscreveram previamente pela internet. Um dos pontos altos do passeio é quando o grupo chega até a Bacia Calcária de São José de Itaboraí no final da trilha. “É uma experiência única sentir esse ar puro, a textura das árvores nas mãos. Tinha vindo aqui há muito tempo e não lembrava o quanto é lindo, adoro essa conexão com a natureza. O parque é lindo e merece ser visitado por todos.”, comenta a agente administrativa Rosângela Raimundo da Silva.

O evento seguiu todos os protocolos contra a disseminação do novo coronavírus, com ambulância disponível para os participantes e a presença dos agentes do Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal de Itaboraí. Anualmente comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como principal objetivo sensibilizar a população acerca da importância da preservação das árvores. No Brasil, a data foi escolhida devido ao início da primavera, que começa no dia 22 de setembro no hemisfério Sul.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img