Itaipuaçu recebeu a troca de 650 lâmpadas a base de vapor de mercúrio por modelos de led com alto desempenho, além de instalar 108 sensores inteligentes de energia. Os sensores permitirão o monitoramento online, com mensuração de energia e identificação dos pontos que estiverem apagados, tornando o funcionamento mais econômico e eficiente.
Essa iniciativa, representará uma redução de 75% no consumo de energia, além de uma economia aos cofres públicos, já que a instalação não teve custo ao município.
A instalação ocorreu no eixo viário principal de Itaipuaçu, passando pelas avenidas João Saldanha, Gilberto Carvalho e Carlos Marighella até chegar à Rua Capitão Melo, no Recanto. Em encontro nesta segunda-feira (13) com representantes da Enel, o prefeito Fabiano Horta destacou que Maricá inicia agora um ciclo de grande economia energética.
O secretário de Iluminação Pública, Adelso Pereira, adiantou que já existe projeto para a troca de outras luminárias da cidade.
“Essa obra irá beneficiar muito o município. Iremos economizar bastante e também teremos benefícios ambientais. Já estamos com outra iniciativa para a troca de 250 luminárias e mais uma leva de economia de para nossa cidade”, disse, em alinhamento com a responsável de sustentabilidade das distribuidoras da Enel no Brasil, Cláudia Guimarães.