spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Ivete comanda megabloco no domingo após sábado de folia intensa nas ruas do Rio

Mais lidas

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro viveu um domingo histórico com a estreia de Ivete Sangalo no comando do megabloco SeráQAbre?. Mais de 500 mil foliões tomaram a Rua Primeiro de Março, no Centro da cidade, transformando o Circuito Preta Gil em um grande palco a céu aberto. Sob sol forte e muita emoção, a cantora baiana embalou o público com sucessos da carreira, homenageou Preta Gil e celebrou sua relação com o Rio, em um desfile marcado por alegria, afeto e comoção coletiva.

Em sua estreia no Carnaval carioca, Ivete destacou a importância do momento e se emocionou ao falar da amiga que dá nome ao circuito dos megablocos. O desfile reuniu foliões fantasiados, cantando em coro e celebrando a força do Carnaval popular, gratuito e democrático, reforçando a potência da folia de rua no Rio.

Foto: Alex Ferro
Foto: Fernando Maia (voo)

No sábado (31), a cidade já havia vivido um intenso pré-Carnaval, com grandes desfiles espalhados por diferentes regiões. Pela manhã, o Bloco da Gold, comandado por Léo Santana, levou cerca de 250 mil pessoas ao Centro do Rio, seguido pelo Desliga da Justiça. À tarde, o Spanta Neném desfilou pela orla da Lagoa, na Zona Sul, com uma homenagem a Maria do Carmo Alves de Castro, a Dona Calma, figura histórica do bloco e símbolo de afeto e dedicação ao Carnaval.

Foto Douglas Shineidr

Ainda no sábado, o Centro do Rio recebeu o bloco Tecnomacumba, na região da Pequena África, celebrando a ancestralidade indígena e africana e a diversidade religiosa. Fundado pela cantora Rita Beneditto, o cortejo levou para as ruas pontos de umbanda e candomblé e homenagens a orixás, reafirmando o Carnaval como espaço de cultura, resistência e pluralidade.

A atriz Tereza Seiblitz participou do desfile vestida como uma cigana, com saia de arco-íris, inspirada nas figuras presentes em bonecas e imagens encontradas em casas de umbanda, que ela considera belas e representativas.

“É uma honra indescritível desfilar aqui na Pequena África, sem cordas. Eu gosto muito do Carnaval de rua, mas nem sempre dá para sair assim, sem estar separada do público. Parece que eu estou lavando a rua com as saias, com o pandeiro, com o giro, com todos os músicos. Então, para mim, é uma emoção nova, é uma demonstração de fé mesmo. Estou muito feliz de estar aqui”, vibrou ela, que tem em seu currículo o papel da cigana Dara, na novela “Explode Coração”, exibida na TV Globo em 1995.

Foto Tecnomacumba – Fernando Maia

A programação completa do Carnaval de Rua está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial carnavalderua.rio, com informações sobre datas, horários e trajetos dos desfiles.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img