Jorge Luis Hauat, conhecido como Jorge Babu, morreu no domingo, aos 60 anos. Ex-vereador e ex-deputado estadual, ele foi o autor das leis que instituíram o feriado do Dia de São Jorge no município do Rio de Janeiro e, posteriormente, em todo o estado. A causa da morte não foi divulgada.
O feriado estadual de 23 de abril foi sancionado em 2008, a partir de um projeto apresentado por Babu ainda em 2001, quando exercia o mandato de vereador, reconhecendo oficialmente a forte devoção popular ao santo no estado.
Além da atuação no Legislativo, Jorge Babu teve papel marcante na cultura popular, sendo responsável por organizar por quase duas décadas o Carnaval de Santa Cruz, um dos mais tradicionais e conhecidos da Zona Oeste do Rio.
Babu iniciou a carreira política em 2000, como vereador, e foi eleito deputado estadual em 2006. Ex-policial civil, construiu sua base eleitoral principalmente na Zona Oeste.
Apesar de uma trajetória marcada por controvérsias e processos judiciais, sua atuação deixou como legado a criação de um dos feriados mais simbólicos do calendário fluminense e uma forte ligação com manifestações culturais populares da cidade.

















