O Projeto Justiça Itinerante tem ajudado moradores de São Gonçalo com apoio jurídico gratuito.
São oferecidos serviços como busca por soluções conciliadas como fórmula de pacificação social eficiente; promoção da regulamentação documental dos cidadãos, como certidão de nascimento, retificação de documentos, conversão de divórcio, registro de nascimento fora do prazo, além de acordo de divórcio, pensão, solicitação de guarda da criança, solicitação de tutela de criança ou adolescente, solicitação de interdição de paciente portador de anomalia psíquica ou doença mental e outros serviços.
Os profissionais que atuam no Justiça Itinerante também esclarecem dúvidas sobre questões judiciais e conflitos das áreas de Varas de Família; de Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso; de Juizados Especiais Cíveis; e de Registro Civil de Pessoas Naturais. Integrantes da Procuradoria, do Ministério Público, da Defensoria Pública e juízes do TJ participam da ação.
O Justiça Itinerante acontece às quartas-feiras, exceto feriados, de 9h às 13h, no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho que fica na Av. Bispo Dom João da Mata, s/n, no Laranjal.