Compondo a programação especial do mês da mulher, a Sala Carlos Couto, recebe nessa terça-feira (14/03), às 19 horas, a poeta Kaká Freitas autografando o seu folheto de cordel “Sororidade”.
Moradora de Niterói, Kaká Freitas é portadora de Fibromialgia e usa a poesia como forma de aliviar algumas das condições impostas pela doença, falando sobre temas femininos e memória. Em sua obra, cordéis que homenageiam autores da Baixada Fluminense como “João Prado, poeta do otimismo”, “Will Will, o palhaço do trem”, assim como as poesias de cordéis voltadas às questões do universo das mulheres como “Autoamor, “A cor do choro”, e “Sororidade”. A artista começou a tornar públicos seus escritos durante a pandemia de Covid-19.
Reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a literatura de cordel têm se mostrado cada vez mais aberta para a discussão sobre temas femininos, com a atuação de poetas como Julie Oliveira, Daniela Bento, Graciela Castro, dentre outras e do movimento “Cordel sem Machismo”.
O evento é gratuito e a Sala Carlos Couto fica anexa ao Theatro Municipal de Niterói, na Rua XV de Novembro, 35 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3628-6908.