Os foliões que circularem pelas ruas do Rio durante o Carnaval poderão encontrar equipes de fiscalização utilizando vans equipadas com laboratório móvel para testar bebidas alcoólicas vendidas durante a festa. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), em parceria com o Procon-RJ, e tem como objetivo identificar possíveis adulterações, especialmente em bebidas destiladas.
O equipamento permite a análise rápida do produto. Pequenas amostras são coletadas com uma seringa e inseridas no aparelho, que avalia a composição da bebida em poucos segundos. Caso seja constatada alguma irregularidade, os produtos são apreendidos e os responsáveis, autuados.
A fiscalização será realizada tanto em blocos de rua quanto na Marquês de Sapucaí, durante os desfiles das escolas de samba, reforçando o combate à venda de bebidas falsificadas ao longo do período carnavalesco.
A iniciativa também busca prevenir casos de contaminação por substâncias tóxicas, como o metanol, após registros desse tipo de ocorrência em outros estados no ano passado. Segundo o governo do estado, não há confirmação de casos semelhantes no Rio de Janeiro.
Além das ações de fiscalização, agentes irão distribuir material educativo aos foliões, com orientações sobre como identificar sinais de adulteração — como lacres violados e alteração na cor da bebida — e informações sobre direitos do consumidor durante o Carnaval. A operação integra a campanha “Consumidor Consciente. Dez Nota Dez” e conta com apoio de entidades do setor de bebidas.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o uso de tecnologia e a capacitação dos agentes reforçam a eficácia das ações preventivas e ajudam a garantir a segurança do consumidor durante a festa.

















