Começou nesta segunda (15) o Saquarema Surf Festival. Mais de 30 atletas de oito países diferentes disputaram a categoria masculina, enquanto a feminina teve 13 representantes de quatro nações. Foram realizadas 14 baterias dos homens e quatro das mulheres, já definindo as quartas de final das duas categorias.
Os destaques do primeiro dia foram o brasileiro Jeferson Silva, o peruano Piccolo Clemente e o norte-americano Tony Silvagni (foto), que foi primeiro destaque nas ondas da Praia de Itaúna. Ele escolheu boas ondas nas direitas e esquerdas de Itaúna, para mostrar sua habilidade nas manobras mais tradicionais no bico do pranchão, como o “hang ten” e o “hang five”. Tony computou notas 8,25 e 7,00 na vitória por 15,25 pontos.
Já o peruano Piccolo Clemente ganhou uma das baterias mais difíceis do campeonato. Nela estavam o também bicampeão mundial Phil Rajzman e o vice-campeão mundial de 2019 e local de Saquarema, Rodrigo Sphaier. Piccolo surfou as melhores ondas, combinando as manobras tradicionais do pranchão com as mais progressivas, como batidas e rasgadas nas esquerdas e direitas da Praia de Itaúna. Ele já tinha conseguido uma nota 8,00 em sua estreia na segunda fase e arrancou um 8,50 dos juízes nessa bateria, que somou com um 7,00 para vencer por 15,50 pontos.
O carioca Phil Rajzman foi em várias ondas, mas não conseguiu apresentar todo o seu potencial e Rodrigo Sphaier ficou com a segunda vaga para as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro. Anderson Ferreira foi eliminado junto com o bicampeão mundial. Na segunda bateria desta terceira fase, a batalha foi intensa até os últimos minutos, com os brasileiros Darlan Marques e Eduardo Bagé despachando o uruguaio Julian Schweizer e o argentino Surfiel Gil.
O norte-americano Tony Silvagni conquistou sua terceira vitória na disputa seguinte e Jeferson Silva estabeleceu novos recordes no confronto que fechou o show de longbard na segunda-feira em Saquarema. Ele fez a melhor apresentação do dia, recebendo uma nota 9,00 na última onda que surfou. Jeferson já tinha conseguido um 7,50 e totalizou 16,50 pontos. Já os outros dois brasileiros da bateria, Jefson Silva e Alexandre Escobar, foram eliminados pelo peruano William Saldana Diaz.
QUARTAS DE FINAL – O outro peruano classificado, o bicampeão mundial Piccolo Clemente, vai abrir as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro com o igualmente experiente Eduardo Bagé. A segunda batalha por vagas nas semifinais será 100% brasileira, entre Rodrigo Sphaier e um talento da nova geração, Darlan Marques, da Bahia. Na terceira bateria, o americano Tony Silvagni enfrenta o peruano William Saldaña Diaz. E na última, tem mais dois brasileiros, o recordista absoluto da segunda-feira, Jeferson Silva, e Alex “Leco” Salazar.
Na categoria feminina, a atual campeã sul-americana da WSL Latin America e duas vezes vice-campeã mundial, Chloé Calmon, que é patrocinada pela Roxy, entra na primeira bateria com Ayllar Cinti. Na segunda, estão Mainá Thompson e Evellin Neves. Na terceira, tem a peruana Maria Fernanda Reyes e Jasmim Avelino. E a última vaga para as semifinais do Saquarema Surf Festival Longboard Pro, será disputada por Cristiana Pires e Luana Soares.
O Saquarema Surf Festival está sendo realizado pela 213 Sports, em memória ao bicampeão brasileiro Léo Neves, que morava na cidade e faleceu enquanto competia nas mesmas ondas da Praia de Itaúna em 2019. Nesta semana, serão disputadas seis competições, todas valendo pontos nos rankings regionais masculino e feminino da WSL Latin America e com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres.