O presidente Lula recebeu alta hospitalar neste domingo (16), segundo boletim médico divulgado durante coletiva de imprensa. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com as informações dos médicos, o presidente Lula fica em São Paulo até quinta-feira (19), onde passará por uma reavaliação médica com uma nova tomografia. Depois, pode ser liberado para retornar à Brasília.
O presidente Lula apareceu na entrevista e fez um agradecimento à equipe médica que o tratou. “Eu nem sei quanto tempo eles demoraram para fazer a cirurgia, que foi abrir a cabeça, que foi tirar o líquido, foi jogar muito soro na minha cabeça e foi tirar o liquido. E eu, graças a eles, graças a Deus, graças à Janja, e graças aos enfermeiros que trabalharam, às pessoas que cuidaram de mim, eu estou aqui inteiro. Então, eu estou voltando para casa agora tranquilo, certo de que eu estou curado e que eu preciso apenas me cuidar”, disse o presidente.
Ele afirmou só teve ciência da gravidade da situação depois da cirurgia. “Depois da cirurgia, na terça-feira à noite, o doutor Marco foi conversar comigo, junto com o Tuma, junto com o José Guilherme, junto com o Kalil, junto com a doutora Ana e me contaram a gravidade do que aconteceu comigo. Ou seja, eu só fui ter noção da gravidade depois da cirurgia. Depois de a cabeça estar nova, doendo ainda, porque o trabalho ortopédico para mexer em uma cabeça não é fácil. Mas eu estou tranquilo, me sinto bem”, contou Lula.
O médico Roberto Kalil afirmou que as únicas restrições nestas próximas semanas são de realizar atividades físicas e viagens longas. O presidente Lula pode trabalhar normalmente, de casa.
Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro