Um grupo de mães de alunos fez uma manifestação na tarde desta quarta-feira, 01 de março, no plenário da Câmara Municipal de Niterói, denunciando condições precárias nas escolas da rede pública municipal. Com cartazes, pediram apoio dos vereadores para cobrar da prefeitura solução dos problemas. Mais cedo, protestaram em frente a sede da prefeitura.
“Faltam professores de apoio para alunos com deficiência, professores em geral, não há ar condicionado nas salas de aula nem no refeitório, bebedouros não funcionam, faltam vagas para alunos. E isso ocorre em várias escolas da rede”, denunciou a autônoma Fernanda Leite, mãe de uma aluna da Escola Municipal Anísio Teixeira.
Ela é ainda avó de duas crianças que não conseguem vagas em creches.
“A gente tem denunciado isso há um tempão e a prefeitura não faz nada. Na cozinha da Anisio Teixeira não tem liquidificador”, reclamou Bernarda Gomes, mãe de aluno na instituição.
No próximo dia 7, às 11h, a Comissão de Educação da Câmara, presidida pelo vereador Marcos Sabino, fará reunião no auditório da Casa para discutir os problemas denunciados pelas mães dos alunos, com a presença do secretário municipal de Educação, Bira Marques.
*Em atualização