Nesta segunda-feira (30) foram recolhidos cerca de 400 pneus abandonados em ruas e de áreas de preservação ambiental. A ação foi realizada na orla e na Avenida Carlos Marighella, ambas em Itaipuaçu, e na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), altura do km 22, em São José do Imbassaí.
Ao todo, já foram recolhidos mais de 3 mil pneus em todo município desde o início da operação em junho deste ano.
A ação, executada pela da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), por meio da equipe de projetos da Diretoria Operacional de Coleta, Resíduos e Varrição, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Itaboraí, teve o objetivo de reduzir o impacto no meio ambiente causado pelo descarte irregular dos pneus.
De acordo com a bióloga da equipe de projetos, Vanessa Rodrigues, dependendo da demanda, a ação pode acontecer a cada 15 dias.
“Com a retirada desses pneus das ruas e principalmente das áreas de preservação ambiental, conseguimos diminuir os danos ambientais e evitar a proliferação de insetos e o aumento dos casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, explicou a bióloga.
Vanessa contou ainda que durante a ação, borracheiros locais foram abordados, orientados e conscientizados a realizarem o descarte correto dos pneus usados. “Os pneus recolhidos serão destinados a empresas de reciclagem, uso em contenção de encostas e fabricação de fossas sépticas no município de Itaboraí”, disse.
A Somar orienta a todos que possuam pneus inutilizados em casa para entrarem em contato pelo telefone 3731-9633, ligação ou mensagens, para que a devida coleta seja realizada.