spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Mais saúde para Ponta Negra; começa a obra de instalação da rede de esgoto

Mais lidas

Uma cerimônia nesta quinta (13) aos pés da Ponte Senador Paulo Duque, em Ponta Negra, marcou o lançamento das obras de instalação da rede de coleta de esgoto no segundo distrito de Maricá. A intervenção ficará a cargo da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), quatro meses após a ordem do início. A expectativa é a de que a inauguração da rede aconteça até o final de 2024.

“É uma grande alegria e grande vitória para a população. Em uma obra de infraestrutura temos enormes passos até chegarmos à licença definitiva de instalação, que saiu ontem. É um momento de muita alegria. A gente vai ter essas vitórias cada vez mais frequentes porque, como falou o prefeito, vamos lançar outras obras que estão em desenvolvimento pela Sanemar”, acredita a presidente da Sanemar Rita Rocha.

A construção de uma rede de água e esgoto era uma das promessas de campanha do prefeito Fabiano Horta que, há época, elencou o tema como principal desafio de sua segunda gestão.

“É fundamental para a cidade. Esse é um desafio permanente que Maricá tem. Durante muito tempo, vivemos um passivo pela prestadora de serviço anterior que não ampliou a rede por mais de cinco décadas e a gente, agora, quando trouxe para a Sanemar a responsabilidade do esgotamento sanitário, a gente conseguiu desenvolver os projetos e estamos tirando eles do papel”, destacou o chefe do Executivo.

A rede vai atender todo o bairro de Ponta Negra e parte de Cordeirinho. A expectativa é de que, em 12 meses, 41 km de tubulações coletoras sejam instaladas nos dois bairros. Uma estação de tratamento de esgoto (ETE) também vai ser construída nas imediações da Ponte Sen. Paulo Duque.

Vale lembrar que, em outubro de 2022, o contrato com a empresa responsável pela obra foi assinado, mas problemas burocráticos junto à órgãos de controle atrasaram o início da intervenção.

Mais bairros – Outros pontos da cidade também receberão obras de instalação de rede de esgotamento sanitário. De acordo com o prefeito Fabiano Horta, as intervenções começam na próxima terça (18) no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. Na mesma cerimônia, também será assinado o início das obras em outros três pontos.

“Hoje a gente lança Ponta Negra, começa as obras aqui, na terça-feira vamos avançar para o Jardim Atlântico Leste (também início das obras), e já vamos assinar as intervenções para o Recanto de Itaipuaçu, Inoã e São José do Imbassaí, começando um grande cinturão que tem por objetivo ampliar e universalizar o esgotamento sanitário em Maricá”, disse Fabiano.

Questionado sobre a universalização de água, o prefeito ressaltou o diálogo com a Águas do Rio, concessionária responsável pelo fornecimento da cidade. “Estamos em permanente diálogo com a Águas do Rio para que a gente convirja na direção de caminhar, pari passu, água e esgotamento, e a gente consiga ampliar o mais breve possível as entregas de água e esgotamento sanitário”, concluiu.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img