A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, está promovendo novas turmas da atualização em Manipulação de Alimentos, coordenadas pelas equipes da Vigilância Sanitária. As formações acontecem nos dias 11 e 18 de novembro, das 9h às 12h, na sede da Secretaria de Turismo em Itaipuaçu, e no dia 12 de novembro, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Mumbuca.
Voltadas a profissionais que atuam na preparação e no manuseio de alimentos em quiosques, bares e restaurantes, as capacitações têm caráter educativo e preventivo, garantindo segurança alimentar e qualidade dos produtos oferecidos à população — especialmente com a chegada das festividades de fim de ano e o Natal Brasilidade de Maricá.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/atualização-alimentos
.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou o papel estratégico da Vigilância Sanitária na promoção da saúde pública.
“A Vigilância Sanitária desempenha um papel essencial na prevenção de riscos à saúde. Essas atualizações fortalecem a segurança alimentar e estimulam o cumprimento das boas práticas pelos profissionais do setor”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou que a iniciativa busca manter os manipuladores de alimentos sempre atualizados.
“Nosso objetivo é garantir que os profissionais conheçam e apliquem as normas sanitárias, evitando contaminações e assegurando alimentos seguros e de qualidade”, explicou.
Já o coordenador de Vigilância Sanitária, William Lima, destacou a importância da formação neste período de grandes eventos no município.
“Além de preparar os comerciantes para as festas de fim de ano, o curso estimula melhorias permanentes nos serviços e reforça a cultura da segurança alimentar”, concluiu.
Atuação constante da Vigilância Sanitária
As equipes da Vigilância Sanitária de Maricá atuam diariamente na fiscalização, orientação e licenciamento de estabelecimentos em todos os distritos, garantindo o cumprimento das normas sanitárias. Em 2025, o órgão modernizou o sistema de emissão de licenças, que passou a ser digital, ampliando o controle e a agilidade nos processos.
Contato: WhatsApp (21) 99898-3419
E-mail: vigilanciasanitaria@marica.rj.gov.br





















