A Prefeitura de Maricá oficializou, nesta segunda-feira (1º), a compra do terreno onde será construída a Cidade da Segurança, um novo complexo que centralizará operações da Guarda Municipal, treinamentos, estande de tiros, áreas de capacitação e um moderno Centro Integrado de Comando e Controle com câmeras inteligentes. O espaço também abrigará a sede da Secretaria de Segurança Cidadã e a base do Proeis, reforçando a integração com a Polícia Militar. Durante a solenidade, o prefeito Washington Quaquá destacou que o projeto marca uma nova fase no combate ao crime e na ampliação dos investimentos em inteligência e tecnologia.
o discurso, Quaquá reafirmou que o projeto tem como base o princípio de que o território deve estar sob o controle do Estado democrático de direito, reforçando que nenhuma organização criminosa pode se sobrepor à autoridade pública.
” Número um, é desocupar o território da bandidagem, expulsar a bandidagem do território. O controle do território é do estado democrático direito e o bandido não pode controlar o território. Em Maricá não controlará, será expulso à bala. Número dois, nós temos que ter políticas sociais, e Maricá tem, é o que não falta. Quem quiser ser médico é médico, a prefeitura paga. Se quiser ser advogado, a prefeitura paga. Se quiser ser engenheiro, a prefeitura paga. Se quiser ser bandido, a prefeitura apaga. Se tiver com um fuzil na mão, a prefeitura apaga.” Avisou o prefeito.

Quaquá também ressaltou que a estratégia de segurança de Maricá se apoia em um tripé formado por políticas sociais robustas, tecnologia de ponta e ações de inteligência. Ele citou como exemplo o amplo investimento municipal em educação e qualificação profissional.
O prefeito ainda destacou que a Cidade da Segurança contará com sistema de câmeras integradas, monitoramento em tempo real e rastreamento financeiro para combater a infiltração criminosa em atividades econômicas.
“E mais, inteligência, câmera em todo lugar, rastreamento do dinheiro da vagabundagem, não deixar que a vagabundagem tome conta das atividades econômicas para lavar de dinheiro, etc. Então esse tripé é um tripé que para Maricá, é muito caro, completou.”
O projeto pretende consolidar Maricá como referência nacional na combinação entre segurança pública moderna e políticas de inclusão social, modelo que o município vem expandindo nos últimos anos.
Cidade da Segurança e a integração das forças policiais que atuam na cidade
O secretário de Segurança Cidadã de Maricá, Coronel PM Júlio Veras, reforçou o discurso do prefeito, detalhando alguns projetos que vão ser iniciados nas instalações. O espaço vai abrigar além do futuro Centro de Comando e Controle do município, a base de treinamentos da Guarda Municipal e do novo Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), composto por cerca de 150 guardas municipais.
“Um complexo de segurança que abrigará um novo centro integrado do comando de controle, onde daqui nós vamos monitorar toda a cidade, as 7 mil câmeras da cidade, a cidade inteligente. Aqui estará a sede não só da Secretaria de Segurança Cidadã, mas também da Guarda Municipal. Os principais grupamentos especializados estarão aqui. Então, esse ambiente aqui vai ser um ambiente que vai respirar segurança, inteligência e tecnologia.” destacou o secretário.

Presidente do PT RJ esteve na Colômbia para analisar política de segurança
O presidente do PT RJ, Diego Zeidan, agora assinando como Diego Quaquá, falou sobre sua ida na cidade de Medellin, na Colômbia, que tem um histórico de avanços destacados na América do Sul comocidade que reduziu drasticamente os índices de criminalidade de homicídios após a implementação de políticas públicas eficientes. Diego chefiou uma comitiva de parlamentares e gestores públicos.

Segurança e desenvolvimento
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, ressaltou a importância da segurança para consolidar novos investimentos e impulsionar a economia local.
“Uma série de investimentos estão chegando. Estamos alinhando a chegada de empresas para fabricação de tratores, caminhões e até aviões. Teremos um porto, um Distrito Industrial. Com isso, viveremos uma nova explosão demográfica. Precisamos garantir segurança para quem estará aqui e para os investimentos que virão”, afirmou Pansera.
Com a implementação da Cidade da Segurança, nas margens da Rodovia RJ 106, na altura do KM 25, o município se antecipa a esse novo ciclo de desenvolvimento, garantindo proteção para moradores, trabalhadores e para os investimentos que estão transformando a economia local.
Novo Batalhão da PM confirmado
O prefeito e o secretário de Segurança também confirmaram que a implantação do futuro 13º Batalhão da Polícia Militar, previsto para a área próxima ao Corpo de Bombeiros, está avançando. Segundo Quaquá, o governador Cláudio Castro mantém parceria com Maricá para viabilizar mais essa estrutura, que reforçará o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança urbana no município.




















